Pinóquio conta a estória de um carpinteiro que construiu um boneco de madeira, que depois de ganhar vida através de uma Fada, sai aprontando das suas. Envolve-se com Raposão, e vai para o Circo de Bonecos do Stromboli, e depois para a Ilha da Tentação, até que se transforma em um burrinho. Depois de tanta peraltice, Pinóquio conhece a mentira de perna curta e a de nariz comprido. O Pai Gepeto, junto com o Grilo Falante e o Gato Fígaro, tentam em vão, levar Pinóquio para o bom caminho. Somente quando o Pai Gepeto é engolido pela Baleia Branca, é que Pinóquio vai salvá-lo, demonstrando coragem e carinho. Por isso, a Fada o transforma num menino de verdade.
Ficha Técnica:
Escrito e Dirigido por Crispim Júnior. Cenografia de José Roveratto; Figurinos de Hugo Marinelli. Bonecos de Jésus Sêda e Marco Laporte. Trilha Sonora Original de Albano Sales e Gláucia Telles. Bonecos e Adereços de Jésus Seda e Marco Laporte. Supervisão Artística de Jorge Fantini.
Preparação de Elenco: Priscila Martins
Equipe derealização ( artistas e técnicos em escala de revezamento):
Adamys Susan, Bete Bastos, Darcy Rodriguez, Jasmine Alves, Lucas Matheus, Lucas Siqueira, Priscila Martins, Pedro França, Vitor Olivéro e Wanderley Francisco.
E ainda eventualmente:
Adriana Souza, Rose Braga, Silvio Leme, Nilson Garcia, Jorge Fantini, Valéria Rachel, Veridiana Arena e Helen Mistura.
Equipe de apoio na base: Michele Batista e Dayana Mateus.
Produção e Montagem Sia Santa. A atual montagem de PINÓQUIO retoma o clássico original italiano de Carlo Collodi, com muita fidelidade e estilo. Todos os personagens estão em cena, até o Peixinho Cléo. A montagem surpreende pela superprodução bem cuidada. São 7 ambientações cenográficas, desde a Casa do Gepeto, passando pela Praça, o Circo de Bonecos do Stromboli, a Ilha da Tentação, e o Grande Mar Azul, que toma o palco todo para a grande cena do espetáculo, que é quando a Baleia Branca engole o Pai Gepeto. A trilha sonora é original e as músicas são lindas. Os figurinos e os efeitos especiais também merecem destaque. Este PINÓQUIO da SIA SANTA é um show em forma de teatro. São 50 minutos de pura emoção, alegria e encantamento, encenado por 6 talentosos e experientes atores, que cantam, dançam, interpretam e ainda manipulam bonecos como se fossem de verdade. A SIA SANTA é uma das mais importantes companhias de teatro profissional itinerante do Brasil, tendo produzido um repertório com mais de 50 espetáculos em mais de 34 anos de atividades ininterruptas. A SIA SANTA percorre anualmente cerca de 50 principais cidades brasileiras, com seu Programa "A Escola Vai Ao Teatro", atendendo mais de 3 mil Escolas Particulares e Públicas de todo o Brasil. No exterior, a SIA SANTA tem núcleos estratégicos nos Estados Unidos e no Mercosul. Em 41 anos de vida, o repertório da SIA SANTA foi visto por mais de 5 milhões de espectadores em 10 mil apresentações. Premiada e reconhecida como Órgão de Utilidade Pública, a SIA SANTA está formando a nova platéia do teatro brasileiro.
Veja Também
Desde 1973